segunda-feira, 25 de junho de 2012

Fundamentos da Capoeira

A capoeira que se pratica hoje, apesar de estar um pouco descaracterizada, ainda assim preserva alguns fundamentos de antigamente. e os principais são:
- respeito ao berimbau;
Não importa o que aconteça na roda, quem está tocando o berimbau "gunga" é quem manda. É ele quem decide quando a roda para, quando o ritmo ou o toque muda e assim vai.
- jogar de acordo com o toque do berimbau
Se está tocando angola tem que jogar angola, se está tocando regional tem que jogar regional, assim como se estiver ouvido samba, não faz sentido dançar um forró.
- cumprimentar o seu parceiro ao entrar e ao sair da roda.
Na capoeira também não é necessário acertar um golpe no seu amigo para mostrar que você é melhor que ele. Os verdadeiros mestres quando percebem que vão acertar os seus parceiros conseguem parar o pé no momento exato antes de tocar o corpo do outro, mostrando que poderia te-lo acertado com golpe.
Existem também os mandamentos da capoeira regional, criados pelo Mestre Bimba que são:


1. Deixe de fumar. É proibido fumar durante os treinos.
2. Deixe de beber. O uso de álcool prejudica o metabolismo muscular.
3. Evite demonstrar aos seus amigos de fora da ‘roda’ de capoeira os seus progressos. Lembre -se de que a surpresa é a melhor aliada numa luta.
4. Evite conversar durante o treino. Você está pagando o tempo que passa na academia, e observando os outros lutadores, aprenderá mais.
5. Procure gingar sempre.
6. Pratique diariamente os exercícios fundamentais.
7. Não tenha medo de se aproximar do oponente. Quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá.
8. Conserve o corpo relaxado.
9. É melhor apanhar na ‘roda’ que na ‘rua’.


Já na capoeira Angola, seus praticantes fazem questão de manter todos os seus preceitos e tradições, seus costumes e fundamentos como antigamente, mais parecendo um verdadeiro ritual. E muito belo de se ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário